Primeiro clube nas Filipinas abre as portas para o Rotary na Ásia
No início de 1919, o rotariano Roger Pinneo, de Seattle, EUA, viajou para as Filipinas para tentar organizar um Rotary Club em Manila. Com a ajuda de Leon Lambert, um líder empresarial da cidade, em 1º de junho de 1919, o Rotary Club de Manila foi fundado, tornando-se o primeiro Rotary Club da Ásia.
O clube ficou sendo o único no país por mais de 12 anos, até seus associados organizarem Rotary Clubs nas cidades de Cebu (1932) e Iloilo (1933). A seguir, os associados do clube de Iloilo iniciaram um clube em Bacolod (1937) e o Rotary continuou sua expansão pelo país.
Até o final de 1941, oito clubes conduziam serviços humanitários nas Filipinas. Os rotarianos de Iloilo arrecadaram fundos para construir um hospital colônia na cidade a fim de abrigar pacientes com lepra, ou hanseníase, enquanto, mais ao sul, na ilha de Mindanao, associados do clube de Davao organizaram um projeto de plantio de árvores para embelezar sua cidade.
Mas, em algum momento durante a Segunda Guerra Mundial, os clubes das Filipinas, assim como muitos outros Rotary Clubs do mundo, cessaram suas operações. Todos os clubes do país foram formalmente fechados até o final de 1943.
O Rotary foi restabelecido nas Filipinas quando o clube de Dagupan foi oficialmente reaberto em junho de 1945, sendo seguido em outubro pelo clube de Manila. Em abril de 1948, todos os Rotary Clubs anteriores à Segunda Guerra Mundial foram reabertos e cinco novos foram fundados.
Projetos humanitários, incluindo o fornecimento de livros e móveis a uma nova biblioteca em Dumaguete, continuaram durante a década de 1950. Em 1979, o Rotary International iniciou sua luta histórica para acabar com a poliomielite, com seu primeiro projeto de imunização contra a pólio em Makati, cidade da Região Metropolitana de Manila.
Hoje, associados de quase 900 Rotary Clubs nas Filipinas continuam entrando em ação para melhorar vidas em suas comunidades. Descubra como se envolver.