História do Rotary
Os quatro primeiros rotarianos
No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club.
O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.
Leia sobre cada um desses quatro rotarianos e também a respeito de Harry L. Ruggles, conhecido com "o quinto rotariano".
O fundador do Rotary, Paul Harris, nasceu em Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868. Ele foi criado por seus avós paternos em Vermont e estudou na University of Vermont, em Princeton e na University of Iowa. Foi presidente do RI de 1910 a 1912, e associado do Rotary Club de Chicago até seu falecimento, em 27 de janeiro de 1947.
Loehr, um engenheiro de minas, nasceu em 18 de outubro de 1864 em Carlinville, EUA. Ele foi rotariano por apenas alguns anos, não tendo servido em nenhuma função no clube ou em âmbito internacional. No entanto, a primeira reunião do Rotary Club foi realizada em seu escritório, na sala 711 do Unity Building, no centro de Chicago. Ele faleceu em 23 de maio de 1918 em Chicago.
Rotariano por apenas alguns anos, Shorey serviu como secretário durante o primeiro ano do clube. Ele nasceu em Maine em agosto de 1862 e faleceu em março de 1944.
Schiele, um distribuidor de carvão, serviu como o primeiro presidente do clube, em 1905, e o terceiro tesoureiro do Rotary International, em 1945. Nascido em Terre Haute, EUA, em 1870, estudou na Terre Haute Business College e serviu no Exército durante a Guerra Hispano-Americana. Ele foi presidente da Schiele Coal Company de 1902 a 1939, ano em que se aposentou. Ele e Harris se tornaram grandes amigos e ambos moraram na zona sul de Chicago. Schiele morreu em 17 de dezembro de 1945 e foi enterrado próximo a Harris no cemitério Mount Hope.
Ruggles, nascido em Michigan, formou-se na Northwestern University em Evanston, EUA, e se associou ao Rotary Club de Chicago na segunda reunião. Ele serviu como tesoureiro durante seu primeiro ano, foi presidente de 1908 a 1919, e diretor do Rotary de 1912 a 1913. A introdução de músicas nas reuniões de clube é atribuída a ele. Sua gráfica, H.L. Ruggles & Co., imprimiu o primeiro exemplar da revista The National Rotarian e o primeiro livro de canções do Rotary. Ele morreu em 26 de outubro de 1959, sendo associado honorário de sete outros clubes além do Rotary Club de Chicago.