História do Rotary
Os dois lemas principais do Rotary
Os lemas oficiais do Rotary, Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve, datam dos primórdios da organização.
Em 1911, na segunda Convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América em Portland, Oregon, o Lema Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve foi oficializado. Ele foi criado a partir do discurso feito pelo rotariano Arthur Frederick Sheldon durante a primeira Convenção do Rotary, que aconteceu em Chicago no ano anterior. Sheldon afirmou que “apenas a ciência da conduta correta em relação aos outros vale a pena. Os negócios fazem parte da ciência dos serviços humanos. Mais se beneficia aquele que serve ao seu companheiro da melhor maneira possível”.
A Convenção de Portland também inspirou a criação do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Durante um passeio pelo Rio Columbia, Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, numa conversa com o rotariano J.E. Pinkham sobre o modo mais apropriado de se organizar um Rotary Club, compartilhou o princípio que seu clube havia adotado: servir além de si mesmo. Pinkham chamou Paul Harris, que também estava no passeio de barco, para fazer parte da conversa. Paul acabou pedindo a Ben que fizesse um discurso na Convenção, onde a frase "servir além de si mesmo" foi recebida com muito entusiasmo.
Na Convenção de 1950 em Detroit, versões pouco modificadas dos dois slogans foram oficialmente aprovadas como lemas oficiais do Rotary: Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve e Dar de Si Antes de Pensar em Si. O Conselho de Legislação (COL) de 1989 estabeleceu o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si como a máxima do Rotary, porque transmite bem a filosofia da organização. Nos COLs de 2004 e 2010, algumas alterações foram feitas à versão em inglês do lema, o que não teve impacto na sua versão em português.