Skip to main content

Imagine Melbourne

Skip to main content

Por

Após descobrir novas perspectivas e se inspirar na Convenção Internacional do Rotary de 2022, os participantes já estão antecipando como será o encontro do próximo ano em Melbourne, na Austrália.

Esta, que é a segunda maior cidade do país, é um centro vibrante em termos de arte, esporte e culinária, tendo tudo para agradar o mundo rotário que lá se reunirá entre 27 e 31 de maio de 2023. Associados, participantes e apoiadores do Rotary estão convidados a Imaginar o Que Vem Por Aí e explorar as possibilidades para o futuro da organização.

Nosso compromisso com diversidade, equidade e inclusão será um dos focos do evento, que contará com palestrantes e painelistas gabaritados durante as plenárias e workshops. Os membros da Comissão Anfitriã estão planejando atividades para mostrar aos visitantes porque a sua cidade é conhecida por esportes de nível internacional, diversidade cultural, gastronomia excepcional e arte de rua.

Quem fizer a inscrição até 15 de dezembro terá desconto.

Após duas convenções (2020 e 2021) realizadas virtualmente por causa da covid-19, a Convenção de 2022 em Houston marcou a volta do evento presencial e teve muitos momentos inspiradores. Os participantes presenciais e virtuais descobriram novos horizontes graças ao programa muito bem elaborado. As gravações das sessões ficarão disponíveis até 31 de agosto.

Pela primeira vez

Na plenária de encerramento a presidente eleita do RI, Jennifer Jones, falou sobre o foco para 2022-23.

"Por dois anos a pergunta mais frequente que me fazem é: 'Como você se sente sendo a primeira mulher que irá presidir o Rotary?'. Confesso que me sinto animada porque acredito que isso abre oportunidades para destacar e celebrar cada uma das nossas diversas perspectivas."

"Todos nós trilhamos caminhos diferentes para chegar até aqui", continuou ela. "Alguns tinham um pai que era rotariano, outros por sugestão do chefe, outros por causa de determinação do Supremo Tribunal para o ingresso de mulheres ... enfim, todos viemos por meio de alguém, de um convite.

"Por isso que estou decidida a aproveitar a diversidade, equidade e inclusão para levar este convite a todo o mundo."

Jennifer conclamou os líderes do Rotary a serem pioneiros, e se comprometeu a dar sequência à iniciativa do presidente Shekhar Mehta de empoderamento de meninas, que foi muito bem recebida mundo afora, como mencionado pela própria Jennifer.

Outros destaques em Houston

  • A Conferência Presidencial Servir para Semear a Paz reuniu promotores da paz de diversas partes do mundo na reflexão sobre a resposta do Rotary aos conflitos deste ano, e reforçou nosso comprometimento com a criação de sociedades mais pacíficas e resilientes.
  • A resposta do Rotary à guerra na Ucrânia foi mencionada várias vezes. O presidente do RI, Shekhar Mehta, elogiou os associados por doarem milhões de dólares para ajudar os ucranianos deslocados. “Eles abriram seus corações e suas casas... Eu vi de perto como os rotarianos cuidavam bem da população.”
  • A Dra. Olha Paliychuk, do Rotary Club de Cherkasy, na Ucrânia, agradeceu ao Rotary em nome dos mais de 1.000 associados do seu país. “Vocês não apenas doaram e enviaram suprimentos médicos e outros itens essenciais para quem está na Ucrânia, como também deram abrigo àqueles que conseguiram sair do país”, disse ela. “Sua ajuda salvou vidas e deu esperança e inspirou ucranianos como eu a proteger nosso povo e pátria.”
  • O Nobel da Paz Kailash Satyarthi falou sobre o trabalho da Kailash Satyarthi Children's Foundation para acabar com a exploração de crianças na Índia e em todo o mundo. Ele ressaltou que a desigualdade, a injustiça e a discriminação estão no cerne do trabalho infantil. Após suas observações, o presidente Mehta concedeu a Satyarthi o Prêmio de Honra do Rotary International por defender os direitos das crianças em nível mundial.
  • O Dr. Hamid Jafari, diretor de erradicação da pólio na Organização Mundial da Saúde para a região leste do Mediterrâneo, discursou sobre o progresso do Rotary em livrar o mundo da paralisia infantil. “Com o seu espírito empreendedor, vocês inspiram seus parceiros a jamais desistir. Vocês mantêm todos nós unidos e motivados, conduzindo-nos desde o início do esforço global para erradicar a pólio. Estaremos juntos para celebrar a vitória contra a paralisia infantil.”
  • O polonês Antoni Slodkowski, que morou no Japão em 2003-04 quando participou do Intercâmbio de Jovens do Rotary, ganhou o Prêmio a Alumni por Serviços Globais de 2021-22. Slodkowski, que é correspondente do Financial Times em Tóquio, foi chefe de gabinete da Reuters em Mianmar, onde liderou a cobertura da eleição de Aung San Suu Kyi e da repressão militar contra os muçulmanos Rohingya, colaborando para que recebesse o Prêmio Pulitzer em 2019 na categoria reportagem internacional.
  • O general aposentado dos EUA, Charlie Duke, que foi astronauta na missão Apollo 16 e a décima pessoa a pisar no solo lunar, discursou sobre a exploração de novos horizontes.

Reviva a Convenção de 2022

Discursos (apenas em inglês)

  • Presidente Shekhar Mehta (PDF)
  • Chair John Germ (PDF)
  • Secretário-geral John Hewko (PDF)
  • Presidente eleita Jennifer Jones (PDF)