História do Rotary
O início do Rotary na América do Sul
O Rotary chegou à América do Sul com a fundação do Rotary Club de Montevidéu, no Uruguai, em 1º de fevereiro de 1919.
Em 1916, já havia a intenção de expandir a organização na América do Sul, com alguns movimentos na Argentina, no Brasil e no Chile. Mas o primeiro clube acabou sendo fundado em solo uruguaio, graças aos esforços do inglês Herbert Coates.
Coates viveu na América do Sul por muitos anos, e conheceu o Rotary durante uma viagem de negócios a Cincinnati, nos EUA, em 1916, quando descobriu que muitos empresários da cidade estavam envolvidos na Convenção do Rotary, que acontecia na cidade.
Intrigado, planejou visitar a sede do Rotary e perguntou sobre o que era preciso para começar um clube no Uruguai.
Coates retornou a Montevidéu com aprovação para iniciar um clube, e seu trabalho levou a uma reunião organizacional em julho de 1918. Em dezembro, ele e 21 outros associados fundadores enviaram a inscrição formal do clube ao Rotary.
Mais tarde, Coates ajudou a fundar um clube em Buenos Aires, na Argentina, e serviu como representante especial para continuar a expansão da organização na América do Sul.
O fundador do Rotary, Paul Harris, descreveu Coates como fundamental na divulgação do Rotary em todo o continente. Os rotarianos de lá concordaram e se referiam a Coates, a quem chamavam Don Heriberto, de "pai do Rotary na América do Sul".”