Depois de imaginar o futuro do Rotary em Melbourne, Austrália, associados do Rotary e palestrantes da Convenção Internacional de 2023 aguardam entusiasmadamente o próximo evento em Singapura e a oportunidade de compartilhar esperança com o mundo, concentrando-se na saúde mental e bem-estar.
"Singapura incorpora o espírito de servir e retribuir à comunidade”, disse Jennifer Scott, presidente da Comissão da Convenção Internacional de 2024. “A cidade-estado é um centro de cultura, gastronomia e inovação, e é conhecida por sua arquitetura, beleza natural e vida noturna agitada. Há algo para todos em Singapura."
Durante a sessão de encerramento da Convenção, o presidente do Rotary International de 2023-24, Gordon McInally, explicou por que ele está pedindo aos associados que façam da saúde mental uma prioridade. McInally disse que, quando seu único irmão morreu por suicídio, ele ficou determinado a combater o estigma em torno de problemas de saúde mental e expandir o acesso a cuidados.
"Ouso sugerir que uma das principais razões pelas quais meu irmão e tantos outros chegam ao ponto em que chegam é o tabu que continua havendo com relação ao tópico da saúde mental e a escassez de serviços para a saúde mental”, disse ele. “Eu sei que o Rotary pode fazer algo sobre isso. Estou confiante de que podemos chamar a atenção para as necessidades de saúde mental ao redor do mundo."
"Podemos ajudar uns aos outros para que todos se sintam mais apoiados como associados do Rotary e como amigos”, continuou McInally. “Podemos defender os serviços de saúde mental e podemos criar conexões com especialistas na área de saúde mental para ajudar a expandir o acesso a tratamento."
McInally pediu que os associados Criem Esperança no Mundo, envolvendo-se e entrando em ação neste momento tão crítico da história.
"Para criar esperança, precisamos continuar fazendo nosso importante trabalho da melhor maneira possível”, disse ele. “Devemos focar nossos esforços para construir a paz em todo o mundo, ajudar uns aos outros a encontrar a paz interior — e compartilhar essa ética com as pessoas a quem servimos."
Em uma sessão anterior, Kunle Adeyanju, presidente do Rotary Club de Ikoyi Metro A.M., Nigéria, refletiu sobre como cumprir a promessa de um mundo livre da pólio. Em 2022, Adeyanju viajou de moto de Londres, na Inglaterra, até Lagos, na Nigéria, para arrecadar fundos e chamar a atenção para a causa.
"Estamos na reta final da luta para erradicar a pólio e isso é bastante encorajador ”, disse Adeyanju. “Mas, quando você está tão perto do ponto crítico, todo o progresso que alcançou nos últimos 30 anos pode desaparecer em um dia."
Ele comparou o compromisso de acabar com a poliomielite à sua viagem de moto.
"Em várias ocasiões, quando eu estava no Saara, eu me perguntava: ‘Por que estou fazendo isso? Por que me coloquei nesta situação?’ Mas o espírito resiliente em nós diz: ‘Sim, é difícil, mas não impossível’. Essa é a mesma mentalidade que precisamos usar para a erradicação da pólio em todo o mundo."
Durante outra sessão, o ex-bolsista Rotary pela Paz, Ryan Rowe, apresentou rotarianos haitianos que trabalham para levar água potável a 770.000 pessoas em sete municípios do país como parte da Iniciativa Nacional de Água Limpa, Saneamento e Higiene do Haiti.
Nos últimos três anos, a organização arrecadou US$ 1,8 milhão para cavar poços, construir latrinas e modernizar sistemas de água em todo o país. Os organizadores também planejam investir US$ 400.000 em um programa de mentoria e treinamento para engenheiros locais.
Esta é uma história incrível sobre o impacto do Rotary que o mundo inteiro precisa ouvir”, disse Rowe.
Em seus comentários finais, a presidente do Rotary International, Jennifer Jones, que entrou para a história como a primeira mulher a presidir a organização, fez a conexão entre imaginar o Rotary — a ideia em seu lema presidencial — e a esperança, um elemento do lema de McInally.
"Nós não imaginamos o ontem — e também não procuramos esperança em ações passadas”, disse Jones. “Esperança” e “imaginar” são palavras referentes ao amanhã — palavras que nos propelem ao futuro, se complementam e oferecem um caminho a seguir. Um caminho de continuidade ."
Discursos e relatórios
- RI Presidente do RI, Jennifer Jones (PDF, assista, baixe)
- RI General Secretário-geral e CEO do RI, John Hewko (PDF, assista, baixe)
- Rotary Chair da Fundação Rotária, Ian Riseley (PDF, assista, baixe)
- Presidente eleito do RI, Gordon McInally (PDF, assista, baixe)
- Presidente indicada do RI, Stephanie Urchick (PDF, assista, baixe)
- Relatório do secretário-geral do RI (PDF)
- RI General Secretary Report
— 31 de maio de 2023