Os sete Centros Rotary pela Paz
Duke University/University of North Carolina em Durham e Chapel Hill, EUA
Os Centros Rotary pela Paz oferecem currículos criados especificamente para treinar pessoas dedicadas à consolidação da paz e resolução de conflitos - independentemente de onde forem atuar. Mais de 1.500 bolsistas de mais de 115 países se formaram em um Centro Rotary pela Paz desde a criação do programa, em 1999 (as primeiras aulas começaram três anos mais tarde). O currículo de cada centro foi cuidadosamente elaborado para abordar aspectos específicos do processo de consolidação da paz e treinar a próxima geração de agentes de mudanças globais. Atualmente, há sete Centros Rotary pela Paz espalhados pelo mundo. O mais novo, na Makerere University, em Kampala, Uganda - o primeiro na África - acolheu sua turma inaugural de bolsistas em 2021.
O programa de bolsas da Duke/UNC é uma anomalia entre os Centros Rotary pela Paz. Para começar, o currículo de 21 meses oferece cursos fundamentais de consolidação da paz e reúne bolsistas de dois campi que ficam a 16 km de distância, o que duplica os recursos e a flexibilidade dos estudantes. É também o único programa de mestrado que não oferece um diploma em estudos de paz; em vez disso, concentra-se em política de desenvolvimento internacional na Duke e, dependendo do interesse do estudante, várias especialidades acadêmicas na UNC.
A abordagem holística dá aos bolsistas as ferramentas necessárias para entrar nos setores de desenvolvimento pertinentes, como saúde pública e educação, onde podem prevenir conflitos e promover a consolidação da paz por meio da melhoria do desenvolvimento sustentável e da segurança humana, por exemplo. A abordagem inovadora do programa leva a uma instrução diferente, com cursos sobre água e saneamento e uma série de filmes relacionados à paz e ao desenvolvimento.
As aulas oferecidas são escolhidas com base em sua aplicação prática: uma vez que o monitoramento e a avaliação se tornaram habilidades-chave nos setores de construção da paz e serviços humanitários, o centro oferece uma aula sobre a avaliação de programas de consolidação da paz. "No final das contas, os empregadores não se importam se você entende todas as teorias da diplomacia", diz Susan Carroll, diretora administrativa do centro. "Eles querem saber se você consegue incorporá-la ao seu trabalho e gerenciar projetos e orçamentos."