Skip to main content

Os sete Centros Rotary pela Paz

Localizados em diferentes partes do mundo, os Centros Rotary pela Paz oferecem currículos criados específicamente para treinar pessoas dedicadas à consolidação da paz e resolução de conflitos — independentemente de onde forem atuar.

por Ilustrações:

Rita Lopidia lembra vividamente de sua experiência como Bolsista Rotary pela Paz na Universidade de Bradford, Inglaterra. “As aulas sobre política africana e esforços da ONU pela manutenção da paz eram minhas favoritas”, diz ela. “O curso de política me desafiou a aprofundar minhas pesquisas para entender a história do continente, e a aula de manutenção da paz me ajudou a entender políticas globais. Como promotora da paz, foi muito importante ter uma perspectiva global de eventos acontecendo ao redor do mundo.”

O tempo de Lopidia no Centro Rotary pela Paz a afetou profundamente. "Depois da formatura, viajei de volta à África e me instalei em Uganda devido ao conflito em andamento no Sudão do Sul", explica ela. "Lá, criei a EVE Organization for Women Development e comecei a envolver os refugiados sudaneses do Sul morando em Uganda e as suas comunidades anfitriãs. Através de minha organização, conseguimos mobilizar mulheres do Sudão do Sul para participar do processo de paz promovido pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Oriental - o que levou à assinatura do Acordo Revitalizado sobre a Resolução do Conflito na República do Sudão do Sul em 2018."

Lopidia é apenas uma entre mais de 1.500 bolsistas de mais de 115 países que se formaram em um Centro Rotary pela Paz desde que o programa foi criado, em 1999; os cursos nos primeiros centros de paz começaram três anos mais tarde. Atualmente, há sete Centros Rotary pela Paz espalhados pelo mundo. O mais novo Centro pela Paz fica na Makerere University, em Kampala, Uganda (o primeiro na África) e o grupo inicial de bolsistas começou seus estudos em 2021. Em seguida, o Rotary planeja estabelecer um Centro pela Paz no Oriente Médio ou no Norte da África, talvez tão logo como em 2024, e tem como objetivo abrir um na América Latina até 2030.

Como você vai descobrir, o currículo de cada Centro Rotary pela Paz foi cuidadosamente elaborado para abordar aspectos específicos do processo de consolidação da paz - e treinar a próxima geração de agentes de mudança globais.

 

Saiba mais sobre os Centros Rotary pela Paz

Leia sobre os Centros Rotary pela Paz e saiba como indicar alguém ou se inscrever a uma Bolsa Rotary pela Paz.